Europa vai suspender proibição de líquido na bagagem de mão

Até 2013, todos os aeroportos da Europa deverão se adaptar para cumprir uma indicação da União Européia: instalar scanners de líquido. O objetivo é suspender a proibição, na bagagem de mão, de embalagens com mais de 100 ml de líquido, remédio, pasta, creme e gel.

“Essa deve ser uma melhora significativa em termos de conveniências na hora de viajar”, disse Helen Kearns, porta-voz da comissão de Transporte da UE. “Para os passageiros, queremos simplificar o máximo possível os controles de segurança”.

As restrições de líquido na bagagem de mão causam transtorno e prejuízo para viajantes todos os dias nos aeroportos do mundo. Todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que já tenha sido obrigada a entregar um item esquecido na bolsa ao segurança. A situação piora quando é remédio.

Os Estados Unidos ainda não deram indicação de que vão aliviar as restrições impostas desde o 11 de Setembro. A proibição de líquidos, no entanto, só começou em 2006, quando foi descoberto um plano para explodir um avião em voo transatlântico. Segundo as autoridades, os explosivos embarcariam camuflados em garrafas de isotônico e seriam detonados por aparelhos com pilhas alcalinas.

Para embarque internacional no Brasil, as regras atuais são as seguintes, de acordo com a Anac e a Infraero:

– Líquidos, géis, pastas devem estar em saco plástico ou necessaire transparente de até 20cm x 20cm
– O volume máximo de cada recipiente deve ser de 100ml. Frascos que excedam esta medida não podem ser transportados na bagagem de mão mesmo que estejam parcialmente cheios
– Bebidas e líquidos comprados nas lojas da rede dufry nos aeroportos podem ser conduzidas pelo passageiro durante o voo, mas é indispensável que estejam embalados e selados, e acompanhados da nota fiscal de compra da data do voo

Deixe um comentário

Arquivado em Aérea, Europa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s