Bláa Lónið, uma Lagoa Azul melhor do que o filme da Sessão da Tarde

Para a maioria das pessoas, uma ida à Islândia não fica completa sem umas horinhas maravilhosamente gastas no spa geotermal Lagoa Azul (Blue Lagoon – ou Bláa Lónið, em islandês). Vale muito a pena. É uma lagoa rodeada de campos de lava, com a temperatura da água entre 37 e 39 Celsius. E dá para ir até no inverno, já que a água nunca fica gelada. Aliás, deve ser um visual maravilhoso ficar dentro d’água enquanto o ambiente ao redor está todo nevado…

Eu estou longe de ser a única que se encantou pela Lagoa Azul. Os leitores da prestigiada revista ‘Conde Nast Traveller’ votaram nela como o melhor spa médico do mundo. Sim, porque a água não é só quentinha e confortável. É cheia de minerais marinhos, microalgas verdes e, principalmente, lama de sílica – um mineral que faz muito bem à pele, principalmente às mais oleosas.

Blue Lagoon

Os 6 milhões de litros de água são completamente renovados a cada 40 horas e não há necessidade de tratar a água com cloro. Estudos mostram que as bactérias “normais” não sobrevivem nesse ambiente.

E como a água fica tão quentinha na Terra do Gelo? Vulcões, claro. Na Islândia eles são tão onipresentes quanto as geleiras. A lagoa é alimentada por um ecociclo natural e artificial.  A água do mar entra no subsolo a 2 mil metros de profundidade e é esquentada pela lava próxima. A esta profundidade, a água está a 240ºC, mas vai esfriando à medida que sobe para a superfície através de canais magmáticos, “capturando” os minerais presentes no caminho. Por isso a composição da água é tão singular.

Lava na lateral da lagoa

A lagoa toda tem 5 quilômetros quadrados, mas o spa aproveita 2,7 quilômetros quadrados. Dentro do prédio, as paredes são feitas com quase 70 mil pedaços de lava. Lindo.

De 1º de setembro a 31 de maio, na baixa temporada islandesa, o spa abre de todos os dias, de 10h às 20h. De 1º de junho a 31 de agosto, a altíssima temporada, abre de 9h às 21h. Não marque sua ida num horário que já esteja perto de fechar. As pessoas só podem ficar dentro da lagoa até 45 minutos antes do horário de fechamento do spa.

A água fica entre 317 e 39 graus

A Lagoa Azul fica a cerca de 50km de Reykajvík e a 25 km do aeroporto de Keflavík, de onde partem os voos internacionais. Por isso, é comum as pessoas deixarem a visita no spa como “a última lembrança” da Islândia. Saem de lá direto para o aeroporto. Eu preferi chegar lá no começo da tarde e ficar até quase na hora de fechar. Dediquei um domingo todo ao descanso, e foi ótimo, com direito a uns copos de cervaja Viking dentro da lagoa.🙂 Se você estiver passando um fim de semana apenas em Reykjavík, ok se apressar na Lagoa Azul. Mas se tiver tempo, curta o spa.

Lá também tem uma loja que vende produtos feitos com a lama branca local. Eu comprei o sabonete de sílica, para pele oleosa, e adorei. O cheiro não é lá grandes coisas (não há adição de perfume), mas a pele fica ótima.

Ah! Capítulo banho: tem locker para deixar seus pertences e você pode alugar toalhas. Dentro do box, tem shampoo/sabonete líquido e condicionador de graça, também feitos de sílica. Mulheres, um aviso: por ser adstringente, a sílica na lagoa vai deixar seu cabelo ressecado. Duro até, nas primeiras 24 horas pós-banho. Não se desespere. Na segunda lavagem passa. Mas, se quiser, substitua o condicionador do spa pelo seu preferido. Ou não molhe o cabelo na lagoa… Mas aí você vai perder a ótima sensação de estar completamente submerso em água quentinha…

Como chegar
Não é difícil. Se você tiver alugado um carro, siga as placas desde a saída de Reykjavík. A estrada é muito bem sinalizada. Táxi é meio caro, porque as tarifas são altas e, afinal, são quase 50 km. Mas se quiser… os telefones são estes. O meio mais econômico e cômodo é comprar um tour. O ônibus te pega no seu hotel/albergue, te leva para o spa e depois te deixa de volta na porta do seu hotel/albergue. Molezinha. Todas as agências de Rekjavík têm, com várias combinações de passeio e horários.

Os tours de ônibus já têm a entrada incluída. Para quem vai de carro ou táxi, a entrada custa 28 euros para adultos. Menores de 13 anos entram de graça, quando acompanhados por um adulto. De 14 a 15 anos, pagam 7 euros – o mesmo preço para idosos acima de 67 anos.

Deixe um comentário

Arquivado em Europa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s