Conexão em Porto Alegre? Cheque antes a sua identidade

Uma dica para você que está indo para o Uruguai ou a Argentina no Réveillon e fará conexão em Porto Alegre: se a sua identidade for antiga ou estiver com aspecto de velha, leve, além da identidade, o passaporte.

Quando fui para o Uruguai em novembro (ainda sem post aqui, por falta de tempo), só levei a minha identidade. Ela está em ótimo estado, sem rasgos, e envolta em plástico. Mas fui avisada pelo pessoal da Gol ainda no Rio que havia uma grande chance de eu não ser liberada pela Polícia Federal no aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre) para seguir viagem. O motivo: minha identidade tem mais de 10 anos e, o principal, a foto é em preto e branco e  também tem mais de 10 anos, claro.

Segundo o pessoal da Gol, os policiais do Salgado Filho têm barrado os viajantes com identidades velhas, com danos (como rasgos ou letras borradas) e que tenham foto onde a pessoa não seja facilmente identificada. Ou seja, seu documento pode estar em perfeito estado, mas se eles quiserem achar não dá para te identificar pela foto, seu voo internacional vai pelo ralo. E, nesse caso, a companhia aérea não tem que dar nenhuma compensação financeira, porque a obrigação de apresentar a documentação necessária é do passageiro.

Não encrencaram comigo e eu embarquei rumo a Montevidéu numa boa. Mas foram horas de ansiedade e medo de ter que voltar para o Galeão sem aproveitar minha folga como tinha imaginado.

Vale sempre ligar para a sua companhia aérea para saber se há recomendações nesse sentido. Eu só fui avisada disso já no Galeão, na hora de entrar na fila do check-in. Até então a Gol não havia me recomendado que levasse documento atualizado. A minha identidade é antiga, mas é válida e está apresentável – inclusive para burocracias em cartórios. Mas se a PF não quisesse me deixar sair do país, não poderia fazer nada.

ATUALIZAÇÃO: Nos comentários, a Juliana levantou a questão da carteira de motorista. Eu respondi isso: “Eu até perguntei sobre carteira de motorista, embora eu não tenha. Eles disseram que serve só pra conferir a foto mesmo, e aí vai da cabeça do policial te deixar passar ou não. Documentos de viagem válidos mesmo para o Mercosul são identidade ou passaporte. E em POA estão implicantes com isso agora… Disseram que é recente, que antes não havia esse rigor. E, por isso, muita gente tem perdido a viagem, sem nem pensar que isso poderia acontecer”

6 Comentários

Arquivado em Aérea

6 Respostas para “Conexão em Porto Alegre? Cheque antes a sua identidade

  1. Juliana

    Que ótimo! Meu passaporte não é renovado desde 94! hahaha Eu estaria perdida, não fosse a carteira de motorista. Foi com ela que embarquei de Porto Alegre para Buenos Aires em 2006.
    Bjs!

  2. smassis

    Eu até perguntei sobre carteira de motorista, embora eu não tenha. Eles disseram que serve só pra conferir a foto mesmo, e aí vai da cabeça do policial te deixar passar ou não. Documentos de viagem válidos mesmo para o Mercosul são identidade ou passaporte. E em POA estão implicantes com isso agora… Disseram que é recente, que antes não havia esse rigor. E, por isso, muita gente tem perdido a viagem, sem nem pensar que isso poderia acontecer.

  3. Eu queria só complementar que não é implicância. A regra para utilização de documento de identidade no Mercosul é de que o documento não tenha mais de 10 anos, independente das condições. Acho que é melhor que eles verifiquem isto aqui, do que a entrada seja barrada lá no país de destino.

  4. Mariana

    Será que alguém tem novidades sobre isso da identidade? To indo dia 19 e voltando dia 25 e meu RG completa dez anos justamente nesse dia 25. Tô sem saber o que fazer. Pra fazer um novo RG demora muito na minha cidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s