La Pasiva: chivito e pancho para matar a fome no Uruguai

Quando você diz que está de malas prontas para Montevidéu, duas dicas costumam ser onipresentes: vá ao Mercado del Puerto e ao La Pasiva. O primeiro é um antigo mercado com vários quiosques de churrasco, orgulho do Uruguai. Imperdível mesmo. O segundo é uma rede de restaurante/lanchonete/choperia que tem dois sanduíches como atração turística: o básico e delicioso pancho, um cachorro-quente sem molho, só pão de leite e salsicha; e o chivito, um tipo de x-tudo que pode ser de filé, lombo canadense ou outros frios.

O La Pasiva de Ciudad Vieja

La Pasiva

“Ah, mas que graça tem em pão com salsicha sem molho?”, você diria. Pouca, é verdade. O pulo do gato do La Pasiva está num molho branco, que não é maionese, que os uruguaios usam no pancho como se o mundo fosse acabar. A receita é tão secreta que o molho nem tem nome, é apenas “la salsa”. Sozinho, tem um gosto bem estranho, ácido. Mas combina tão perfeitamente com a salsicha que fez do pancho do La Pasiva um clássico dentro do clássico que já é o cachorro-quente.

O pancho, em versão sem salsa...

 

... e com salsa

O chivito também é feito com um pouco dessa salsa no pão. Mas acho que não vale muito a pena acrescentar, como se fosse catchup ou mostarda. Aliás, no chivito nenhum molho precisa ser acrescentado – basta o pouco da salsa que já vem com ele. O pão é tostado, aí vem o molho, a carne, um ovo cozido e a salada. É, sem queijo. Não precisa de queijo. Não precisa de nada. É perfeito do jeito que é. E, completíssimo, vale por uma refeição!

Poderoso mata-fome

Close no chivito!

Fazendo a pesquisa para saber se o molho tinha mesmo um nome ou não, me deparei com a informação que tem La Pasiva na Argentina e no Rio Grande do Sul. Quero ir quando for a Porto Alegre! No site consta que o endereço é Av. Cristóvão Colombo, 545 – Shopping Total – Porto Alegre/RS.

Anotado.

(Não, este não é um post patrocinado. É um post de fã)

9 Comentários

Arquivado em América do Sul

9 Respostas para “La Pasiva: chivito e pancho para matar a fome no Uruguai

  1. Queria ter me encantado tanto assim por Montevideu. A capital do Uruguai foi para mim uma das poucas decepções de viagem que já tive. Preciso voltar e rever minhas conclusões.

    • smassis

      Silmara, eu achei que não fosse gostar tanto. Mas as comidas me pegaram pelo estômago… Quero voltar um dia.

  2. Stefani

    Estou indo para lá na quinta feira, sabe me dizer até que horas fica aberto ?

    • smassis

      Nos fins de semana fica aberto até bem tarde. Mas no meio da semana acredito que por volta das 22h, 23h comece a fechar. Ainda mais agora, no inverno. Eu fiquei no La Pasiva de Ciudad Vieja até umas 22h e poucos. Não estava fechando, mas o movimento já tinha diminuído bastante. Era meio de semana.

    • Jorge Oliveira Silva

      Stefani,
      Há 42 anos estou no Brasil. A última vez que estive em Montevidéu foi no ano 2000. Sempre que ia visitava o Mercado do Porto e La Pasiva. Hoje, morro de saudades daquelas delícias, inclusive do Postre Chajá, o Fainá, o Massini, Os Ravioles, o bife a Milanesa no pão…
      Gostaria de saber como foi a tua experiência lá.
      Abraço
      Jorge
      jorgevida arroba hotmail

  3. Lucia

    Hola,
    Há vários La Pasiva em Montevideo, dois só na Av. 18 de Julio. Em Punta del Leste tem na Av. Gorlero. Tb vi La Pasiva em Colônia do Sacramento.
    No Brasil, tem em Porto Alegre ( Shopping Total) e na praia de Capão da Canoa.

  4. Walter.

    Loa panchos, el faina la píza na pala las minalesas los sanguiches e las masitas que infinida de opções que lindos recuerdos ate os choripaes com chimichurri, na porta do estadio, que saudades logo logo estarei matando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s